
jul 24, 2018
História do piso elevado no Brasil
A origem do piso elevado no Brasil é derivada da introdução de outra tecnologia extremamente importante na história recente da humanidade; a invenção do computador.
No inicio dos anos setenta iniciou-se a expansão do uso de mainframes (computadores de grande porte) ao redor do mundo por grandes companhias. A IBM – líder de mercado à época – iniciou uma forte atuação no Brasil na venda desses equipamentos para grandes empresas.
O IBM System/370 foi um dos primeiros modelos de mainframes utilizados no país e sua instalação demandava o uso de alguma plataforma elevada com objetivo de permitir sua manutenção e acesso aos cabos. Foi nessa época que Augusto Coqueiro começou a desenvolver soluções para essa demanda que viria posteriormente se tornar o piso elevado como o conhecemos.
As plataformas eram produzidas em aglomerado, sendo cortadas e montadas com dimensões próximas às dimensões dos equipamentos in loco. Com a chegada dos equipamentos IBM série 4300 e a demanda por mais facilidade no acesso ao entrepiso Augusto Coqueiro criou o sistema de placas de aglomerado modulares e intercambiáveis apoiadas sobre pedestais e longarinas que poderiam ser facilmente removidas facilitando o acesso ao entrepiso para manutenção dos equipamentos.
Na década de oitenta o mundo foi contemplado com outro grande avanço tecnológico que foi o lançamento em grande escala do computador pessoal. Rapidamente essa nova tecnologia começou a ganhar espaço nos escritórios comerciais e corporativos e a demanda por uma solução de pisos elevados que até então era restrita a áreas técnicas começos a crescer exponencialmente. Foi então que em 1989 Augusto Coqueiro junto com seus irmãos Olegário Coqueiro e Manoel Coqueiro fundaram a Pisoag do Brasil Ltda tendo como objetivo produzir pisos elevados em larga escala para atender esse novo mercado.
A Pisoag ao longo de sua história foi pioneira no desenvolvimento dos maiores avanços do piso elevado no mercado nacional. Introduziu o piso elevado em aço, o piso elevado em aço com preenchimento em concreto celular, o sistema de longarinas de 1200mm e o sistema de encaixe esférico entre o pedestal e a placa. Seu trabalho foi reconhecido mundialmente tendo recebido diversas premiações no Brasil e no exterior. Atualmente é a maior fabricante de pisos elevados da América Latina com mais de doze milhões de metros quadrados fabricados e instalados no Brasil e no exterior.
Cezar Teixeira
Diretor Executivo