ago 02, 2018
O que é piso elevado?
O piso elevado é um sistema que permite a elevação do piso em um ambiente, criando um vão livre para permitir a passagem de cabos elétricos, voz e dados assim como tubulações hidráulicas ou dutos de ar condicionado. Os pisos elevados são amplamente utilizados em escritórios modernos e em salas técnicas, como data center, sala de servidores, sala de racks e salas elétricas. Sua principal função é permitir o acesso ao entrepiso possibilitando facilidade na manutenção da infraestrutura e propiciando rápidas mudanças de layout com baixíssimo custo.
A origem do piso elevado no Brasil ocorreu na década de setenta e teve a Pisoag como precursora em seu desenvolvimento. Para saber mais sobre a história do piso elevado no Brasil clique aqui.
Para ambientes de escritórios modernos, os pisos elevados mais recomendados e utilizados atualmente são os pisos elevados compostos de placas e estruturas de aço, sendo as placas preenchidas internamente com concreto celular leve.
Os pisos elevados em aço são habitualmente divididos em duas categorias, a primeira abrange os pisos elevados para salas comerciais, áreas de escritórios e áreas corporativas sendo que a segunda categoria compreende os pisos elevados para áreas técnicas como data center, salas de servidores, sala de racks, salas de nobreaks, salas de baterias e salas elétricas.
Os pisos elevados da primeira categoria são compostos basicamente por três componentes: placa, base e cruzeta. O conjunto de base e cruzeta é denominado pedestal, ele é responsável pela elevação do piso elevado e pode ser fabricado em diversas alturas de modo a atender a necessidade de cada projeto.
A parte superior do pedestal (conforme imagem acima) é fabricada em aço galvanizado sendo constituídas de duas chapas de aço, a chapa superior e chapa de reforço e são soldadas ao fuso roscado de 3/4″ que recebe uma porca para encaixe na base.
A parte inferior do pedestal denominada base é composta de uma chapa de aço soldada a um tubo quadrado galvanizada que tem como função o encaixe da cruzeta e a distribuição da carga do piso elevado ao solo.
As placas do piso elevado possuem dimensões de 600x600x33mm e são fabricados em duas chapas de aço, sendo a superior lisa soldada a chapa inferior estampada e é preenchida internamente com concreto celular leve. As placas são encaixadas nos pedestais podendo ser parafusadas (conforme imagem abaixo) e podem receber diversos tipos de revestimentos como carpetes, vinílicos ou laminados.
Os pisos elevados da segunda categoria são compostos basicamente de quatro componentes: placa, base, cruzeta e longarina. A diferença entre as duas categorias se dá pela necessidade de uma resistência maior a equipamentos pesados das áreas técnicas e por essa razão ao invés das placas de piso elevado apoiarem-se nos pedestais nas suas quatro extremidades, as placas são apoiadas nas longarinas em todo seu perímetro e as longarinas parafusadas nos pedestais conforme imagem abaixo:
Para conhecer um pouco mais sobre os diferentes modelos de pisos elevados oferecidos pela Pisoag, clique aqui.
Cezar Teixeira
Diretor Executivo